Separamos algumas das principais dúvidas de nossos clientes

Resposta

Sim, não há contraindicações quanto à utilização do Limpa Bordas GENCO® em banheiras.

Resposta

O GENCLOR® Cloro Granulado Estabilizado GENCO® é conhecido popularmente como ‘cloro puro’ porque contém 100% de dicloroisocianurato de sódio dihidratado. Esse composto clorado, ao entrar em contato com a água (processo de hidrólise), libera uma substância química – o HClO (ácido hipocloroso) – que é conhecido como cloro ativo. No caso, o produto contém 56% de cloro ativo. Isso significa que o produto GENCLOR® Cloro Granulado Estabilizado GENCO® é composto 100% de dicloroisocianurato de sódio dihidratado, que consegue liberar em água 56% de cloro ativo (ácido hipocloroso). Importante frisar que o ‘cloro puro’ refere-se ao cloro gás (Cl2) 100%, que é obtido por meio da eletrólise do sal.

Resposta

Recomendamos, primeiramente, a correção do pH com pH+ MAIS BARRILHA GENCO® ou pH+ Mais Líquido, para 7,4 a 7,6, seguindo a instrução da embalagem. Após a correção, sugerimos seguir o procedimento abaixo:
1. Com a filtração em funcionamento, adicionar dosagem de Super Tratamento Semanal GENCO®.
2. Na sequência, adicionar 6ml/m³ (6 mililitros por 1.000 litros de água) de GENFLOC® Clarificante e Auxiliar de Filtração GENCO®.
3. Adicionar o cloro na dosagem de manutenção e manter a filtração ligada pelo tempo necessário para que toda a água da piscina passe pelo filtro. Medir o pH e corrigir (caso necessário).
Também é importante ajustar a alcalinidade total da água, se necessário, com GENCO Estabilizante de pH - pH CERTO. A alcalinidade total é um parâmetro que ajuda a manter o pH estável para que este não sofra oscilações bruscas. A faixa de alcalinidade ideal para águas de piscinas varia de 80 ppm a 120 ppm, conforme o cloro utilizado. Para saber o valor da alcalinidade total utilize o Estojo de Testes GENCO® “3 em 1” (cloro, pH e alcalinidade) - OT ou Estojo de Testes GENCO® - AT (apenas alcalinidade).
Obs: para a adição de produtos, seguir as instruções de uso contidas na embalagem.

Resposta

Para diminuir o teor de ácido cianúrico recomendamos a substituição parcial da água da piscina por água nova, que pode ser realizada gradativamente através do processo de retrolavagem conforme a necessidade de limpeza do filtro ou pelo processo de aspiração na posição drenar. Recomendamos, ainda, a leitura da entrevista A cloração salva vidas realizada com o Prof. Dr. Jonas Gruber, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, publicada na edição 90 da revista Pool-Life.

Resposta

O primeiro passo é a verificação dos equipamentos, certificando-se de que todos estão em boas condições de uso – filtro, bomba, coadeira, aspirador e outros. Aqueles que não estiverem funcionando satisfatoriamente deverão ser consertados ou substituídos. Na sequência, escolha o cloro mais adequado para sua piscina, pois, com a desinfecção da piscina a partir do cloro, garantimos a saúde dos banhistas e a qualidade da água. Para garantir que todos os parâmetros estejam em perfeitas condições de funcionamento é necessário realizar as análises de pH e alcalinidade total e, caso estejam fora da faixa ideal, ajuste-os. Feito isso, mantenha o controle diário do pH e do cloro, assim como da filtração. Também indicamos realizar uma oxidação de choque com Super Tratamento Semanal OXIGENCO® e aplicar o GENFLOC® Clarificante e Auxiliar de Filtração uma vez por semana. Lembrando que, sempre que houver chuva intensa ou uso acentuado da piscina, deve ser feita uma oxidação de choque e a dosagem do cloro.
* Veja matéria completa na POOL-LIFE ED.81 - Como escolher o melhor cloro para a minha piscina

Resposta

Tal coloração poderá ser removida com aplicação e enxague com suco de limão ou vinagre. Isso ocorre em função da presença do íon cobre na água da piscina (muitas vezes, proveniente de algicidas à base de cobre ou da água de abastecimento). Para eliminar o problema, recomendamos suspender temporariamente os algicidas que contenham este metal em sua composição e utilizar o GENPOOL® Algicida Sem Cobre GENCO®.

Resposta

Para piscinas de 1000 L a 10.000 L, recomendamos a utilização do Kit Mini Clorador Flutuante GENCO® juntamente com GENCLOR® T-20 Tablete Cloro Estabilizado e Estabilizante de pH GENCO®. Em conjunto, os produtos irão proporcionar o tratamento completo da sua piscina. Veja como funciona o tratamento com Miniclorador Flutuante GENCO®.

Resposta

Sim. O ideal é manter a água sempre tratada já na caixa d’água para evitar a proliferação de larvas e mosquitos que transmitem a dengue e outras doenças. Para tratar a água recomendamos, primeiro, realizar a limpeza da caixa e, depois, manter o tratamento com um dos cloros GENCO®: Pool-trat Cloro Granulado GENCO®, Genclor® Granulado ou Tabletes GENCO®, seguindo as instruções da embalagem. Lembre-se: água sem tratamento é um local propício ao desenvolvimento de algas e também ao mosquito vetor da dengue.

Resposta

Essa situação é indicativo de presença de metais, e geralmente ocorre em piscinas abastecidas com água de poço (grande concentração de metais). Quando em contato com o cloro, esses metais oxidam e tendem a mudar a coloração da água. Para corrigir, indicamos a utilização do GENQUEST® Inibidor de Manchas e Incrustações GENCO®, seguindo rigorosamente as instruções da embalagem.

O cliente enviou fotos da água da piscina antes e depois do tratamento com GENGUEST®

Resposta

Isso irá depender diretamente do volu­me de sua piscina. Por exemplo, para piscinas de 1.000L a 10.000 L, indicamos a utilização do Kit Mini Clorador Flutuante em conjunto com as pastilhas GENCLOR® T-20 Tabletes Cloro Estabilizado. Para volumes a partir de 10.000 L temos as seguintes opções: Clorador G-800 GENCO®, Clorador Flutuante Modelo Cisne e Clorador Flutuante Modelo III. Para estes, recomen­damos utilizar com o GENCO® Tablete Múltipla Ação 3 em 1 ou com o Genclor® T-200 Tabletes Cloro Estabilizado.

Resposta

O pH + MAIS® Granulado Barrilha GENCO® tem somente a função de corrigir o pH, ou seja, aumentá-lo. O pH da água da piscina tem influência importante sobre a qualidade da água, a eficácia dos produtos utilizados, o conforto dos banhistas e a conservação dos equipamentos com os quais a água entra em contato. Águas com pH abaixo de 7,2 provocam irritação nos olhos e na pele dos banhistas, corrosão dos equipamentos e materiais da piscina – alguns rapidamente percebidos, como metais; outros somente visíveis em mais longo prazo, como o concreto. Com o pH baixo, o cloro se dissipa rapidamente. Águas com pH muito alto (acima de 7,8) causam incrustações nas paredes e equipamentos da piscina, diminuem a efi ciência do cloro e podem apresentar turbidez e leitosidade. O ideal é manter a água da piscina levemente ácida, na faixa de 7,4 a 7,6. O pH CERTO® Granulado Alcalinizante GENCO® tem a função de corrigir a alcalinidade total, que é a soma das concentrações dos diversos sais dissolvidos na água que reagem com ácidos, neutralizando-os e, com isso, impedindo a queda repentina do pH. Águas com baixa alcalinidade têm seu pH alterado bruscamente, mesmo com a adição de pequena dosagem de algum produto químico (ácido) ou até pela água de chuvas (geralmente ácidas). A falta de alcalinidade faz com que a água se torne agressiva e provoque corrosão de elementos minerais, como cimento, juntas de azulejo, metais e outros. Águas com alcalinidade alta têm grande resistência à queda do pH. A faixa de alcalinidade ideal para águas de piscinas varia de 80 ppm a 12 0ppm, conforme o produto desinfetante utilizado e os materiais em contato com a água.
Saiba mais sobre a importância de controlar o pH e a Alcalinidade

Resposta

A principal diferença é que na oxidação de choque com Super Tratamento Semanal Oxigenco, a piscina poderá ser liberada para uso de banhistas após 15 minutos de sua adição. Vale salientar, que o Super Tratamento Semanal Oxigenco não é um agente desinfetante, por isso faz-se necessário residual de cloro livre presente na água dentro da faixa ideal.
A utilização do Super Tratamento Semanal Oxigenco age como um tratamento preventivo – uma vez adotada rotina de oxidação frequente, o problema estará sempre prevenido.
Já a oxidação de choque com cloro exige a interdição da piscina em função do residual de cloro livre acima da faixa ideal, portanto é necessário aguardar a liberação da piscina até que ele retorne para faixa de 2 a 4ppm.
A oxidação com cloro age como um tratamento corretivo, ou seja, resolve o problema após seu aparecimento.

Resposta

Independentemente do volume, o processo de filtração deve ocorrer diariamente, garantindo a qualidade da água da piscina. Muitos problemas que surgem são decorrentes da falta de filtração ou ineficiência da mesma como, por exemplo, turbidez na água e até mesmo formação de algas. Para saber a duração do tempo de filtração recomendamos seguir as instruções do fabricante do filtro.

Resposta

Recomendamos liberar a piscina para uso de banhistas após 30 minutos da adição do cloro e com a filtração em funcionamento para homogeneização do produto na água. Certifique-se de que o residual de cloro na água esteja na faixa recomendada de 2 ppm a 4 ppm ou conforme legislação aplicável (para piscinas públicas sujeitas à fiscalização sanitária).

Resposta

Para os respectivos volumes de sua piscina recomendamos a utilização do dosador GENCO® Mod. T-02, que irá proporcionar cloração contínua e automática. O produto trata piscinas com até 160 m3.

Resposta

1. Limpe as bordas da piscina utilizando Limpa Bordas GENCO®, pois, conforme a ação do vento, a gordura tende a acumular-se nas bordas.
2. Com a filtração em funcionamento, faça a oxidação de choque com Super Tratamento Semanal OXIGENCO® (400g/40m³).
3. Em seguida, adicione a dosagem diária de GENCO® L.E. Cloro Granulado Múltipla Ação “3 em 1” ou Genclor Granulado GENCO® e, na sequência, Genfloc Clarificante e Auxiliar de Filtração GENCO®, seguindo as instruções da embalagem.
4. Mantenha a filtração pelo tempo necessário para que toda a água passe pelo filtro da piscina.
5. No dia seguinte, se observar sujeira decantada no fundo da piscina, aspire o fundo.

Resposta

Após a adição de sulfato de alumínio + barrilha, recomendamos ligar a motobomba na posição recircular para que os flocos formados se depositem no fundo da piscina mais rapidamente. Após a decantação da sujeira, aspire drenando a água para o esgoto. A filtração durante a aplicação do sulfato de alumínio não é recomendada porque, com o tempo, a areia do filtro pode empedrar, comprometendo a eficácia da filtração.

Resposta

O pH é o número que expressa a concentração de íons de hidrogênio (H+) presentes em uma solução aquosa. Por este número podemos identificar se uma solução é ácida, básica ou neutra. Já alcalinidade é a soma das concentrações dos diversos sais dissolvidos na água que reagem com ácidos, neutralizando-os. O pH e a alcalinidade são parâmetros interdependentes, ou seja, baixa alcalinidade propicia uma oscilação maior no pH. Além disso, a alcalinidade funciona como um tampão para o pH, evitando que sofra variações bruscas.
Para mais informações leia a matéria "O que é alcalinidade", publicada nas páginas 12 e 13 desta edição, e "pH - ilustre desconhecido".

Resposta

O pH para águas de piscinas deve estar na faixa ideal de 7,4 a 7,6, pois valores acima podem reduzir a eficiência do cloro. Com isso, poderá causar irritações nos olhos dos usuários e a água pode apresentar turbidez. Como tratamento, indicamos o uso do pH- MENOS® Líquido GENCO®.

Resposta

Sim, é necessário o uso do cloro, geralmente em torno de 0,5 ppm a 1 ppm, para garantir o processo de desinfecção da água. Recomendamos que consulte o manual do fabricante do ionizador de cobre para verificar o residual de cloro recomendado. Os ionizadores liberam íons à base de cobre que têm ação algicida na água da piscina.

Resposta

Recomendamos liberar a piscina para uso de banhistas após 30 minutos da adição do cloro e com a filtração em funcionamento para homogeneização do produto na água. Certifique-se de que o residual de cloro na água esteja na faixa recomendada de 2 ppm a 4 ppm ou conforme legislação aplicável (para piscinas públicas sujeitas à fiscalização sanitária).

Resposta

Não, os tabletes de cloro foram desenvolvidos para utilização em conjunto com os cloradores flutuantes ou dosadores de cloro específicos. Caso seja feito o uso dos mesmos sem os equipamentos indicados poderão causar problemas de cloração inadequada e danos aos equipamentos da sua piscina.

Resposta

O processo de decantação pode ocorrer na presença de sol. Produtos como o GENCO® Clarificante e Auxiliar de Filtração GENFLOC®, ou até mesmo o Sulfato de Alumínio GENCO®, não sofrem degradação por conta da ação dos raios ultravioleta e podem ser utilizados a qualquer hora do dia.