GENQUEST® Inibidor de Manchas e Incrustações GENCO®

Por que usar este produto?

GENQUEST® Inibidor de Manchas e Incrustações GENCO® é uma formulação líquida dotada de poderosa ação sequestrante e complexante de metais desenvolvida especialmente para utilização em piscinas. 

Sua função é reverter a cor de águas que se tornam coloridas pela reação de metais com cloro ou oxigêncio dissolvido, impedir a formação de incrustações metálicas coloridas e remover as já formadas, remover as manchas metálicas pretas em piscinas de fibra de vidro e prevenir a formação de manchas calcáreas em águas com alta dureza de cálcio. 

Como as colorações e manchas de origem metálica se formam:

a) metais pesados: ferro, cobre, manganês etc.:

De forma geral, os metais pesados seguem um padrão de comportamento químico comum: são solúveis em águas ácidas, geralmente, sem lhes transmitir cor, especialmente na ausência de oxigênio (caso das águas subterrâneas). Por isso, praticamente toda água contém alguma quantidade de metais (as de poços certamente em maior quantidade). Alterações químicas ou físico-químicas podem provocar reação desses metais para formar sais fortemente coloridos, os quais, quando solúveis, transmitem cor à água e, quando insolúveis, precipitam da solução sobre as superfícies subaquáticas. A mancha estará, então, formada.

Essas alterações podem ser a adição de oxidantes, como o cloro, em dosagens normais (1 a 3 ppm) ou em oxidações de choque (aumento do potencial de oxidação da água, isto é, química), aumento do pH pela adição de um produto qualquer (físico-química). A combinação das duas produz os resultados mais dramáticos: precipitação imediata da mancha diretamente da água para a superfície mais próxima. Alterações assim bruscas, portanto, produzem manchas localizadas; alterações que ocorrem mais lentamente produzem manchas distribuídas.

Uma característica dos sais de metais pesados é que eles se precipitam numa forma gelatinosa, pegajosa e se não removidos em tempo, ficam aderidos às superfícies. Por isso, sais metálicos são utilizados também na coagulação e clarificação de águas, como por exemplo, os sais de ferro, de cobre, entre outros.

b) cálcio:

Embora não seja um metal pesado, o cálcio é o principal ingrediente de águas duras (aquelas que contém alta concentração de sais de cálcio e magnésio) e toda água, de piscina ou não, o contém. Na faixa ideal de pH para águas de piscinas (7,4 a 7,6) todo o cálcio em solução está na forma de bicarbonato, amplamente solúvel. Quando o pH excede 7,8 entretanto, ele assume a forma de carbonato e alterações no equilíbrio físico-químico da água, ou aumento da quantidade de cálcio no meio, fazem com que parte desse carbonato seja expelido da solução. É quando a água se torna leitosa e camadas de uma sujeira branca ou cor de creme se formam nas paredes e pisos (pode também aprisionar outros íons metálicos, como cobre e ferro, e colorir-se em mistura com eles). Essa deposição forma uma casca dura, bastante áspera ao tato e, em casos mais severos, pode prender fios de trajes de banho e até produzir cortes na pele. Só pode ser removida por lavagem ácida.

c) caso especial:

Piscinas de fibra - manchas pretas que se formam nas superfícies do gel coat (pintura da fibra de vidro) são devidas ao cloro ou oxigênio dissolvido na água que penetra através da delgada camada do gel coat, ou nas suas eventuais falhas, os quais reagem com os metais ali contidos. São, portanto, manchas de origem metálica que, até o lançamento do GENQUEST® Inibidor de Manchas e Incrustações GENCO® , só podiam ser eliminadas esvaziando-se a piscina e aplicando-lhe a lavagem ácida ou lixando-a inteiramente.

Como o GENQUEST® Inibidor de Manchas e Incrustações GENCO® funciona:

O ingrediente ativo do GENQUEST® Inibidor de Manchas e Incrustações GENCO® se combina quimicamente com os metais pesados, formando um complexo solúvel que impede a reação dos mesmos com o oxidante ou a reverte. Se o metal não se oxida, não produz cor; se é solúvel, não produz manchas. 

Quando as manchas já estão formadas, tanto no caso dos metais pesados como nas piscinas de fibra, o GENQUEST® Inibidor de Manchas e Incrustações GENCO® as dissolve porque a mesma reação ocorre com os metais depositados (complexação e solubilização), fazendo com que a mancha desapareça.

No caso do cálcio (águas duras), o GENQUEST® Inibidor de Manchas e Incrustações GENCO® impede sua precipitação mesmo sob intenso aumento da concentração de íons de cálcio ou com bruscas de variações de pH, porém, manchas formadas não podem ser removidas como no caso dos metais pesados.

Diante dos raios ultravioleta e na presença de cloro o agente complexante do GENQUEST® Inibidor de Manchas e Incrustações GENCO® gradualmente se decompõe e se torna insolúvel, ficando retido, junto com o metal, no filtro (que deve funcionar continuamente ou pelo menos durante as horas de sol), de onde ambos são removidos por retrolavagem. 

A) Água com ferro (ou metais pesados):

1) A água desta piscina continha 1 ppm de ferro e, ao receber dosagem de 2 ppm de cloro, tornou-se verde transparente.

2) À noite, foi-lhe adicionada dosagem de 15 ppm do GENQUEST® Inibidor de Manchas e Incrustações GENCO® . Dois dias depois a água estava azul e límpida.

3) No terceiro dia, à tarde, o filtro da piscina foi retrolavado. A água de lavagem tinha a cor de ferrugem (característica do ferro insolúvel).

4) A partir de então a piscina passou a utilizar uma dosagem mensal de 15 ppm do GENQUEST® Inibidor de Manchas e Incrustações GENCO® para prevenir a coloração quando da entrada de água de reposição e o problema nunca mais se repetiu.

 

B) Água com manganês:

  

1) Estes materiais foram manchados sinteticamente pela cloração de água contendo um sal de manganês:

 

 concreto pintado  azulejo    fibra    vinil 

  

2) Depois ficaram submersos po 1 semana numa piscina de teste contendo 15 ppm do GENQUEST® Inibidor de Manchas e Incrustações GENCO®. As manchas desapareceram.

 

1) Detalhe de parede de uma piscina de fibra, propositalmente arranhada para permitir a entrada da água clorada através do gel coat. Resultado: formação de manchas pretas características (halo escuro à sua volta).

A partir daí adicionamos dosagem de 15 ppm do GENQUEST® Inibidor de Manchas e Incrustações GENCO® à piscina.

2) Uma semana depois, somente alguns traços das manchas ainda podiam ser notados. Nova dosagem de 15 ppm doGENQUEST® Inibidor de Manchas e Incrustações GENCO® foi adicionada.

3) Duas semanas depois de iniciado o teste, as manchas tinham desaparecido totalmente.

A partir daí, adotou-se a dosagem mensal de 15 ppm do GENQUEST® Inibidor de Manchas e Incrustações GENCO® e as manchas não mais voltaram a aparecer.

 

 

D) Sais de cálcio:

 

1) Num recipiente de vidro transparente com capacidade para 5 litros, adicionamos 5 litros de água destilada, 400 ppm de carbonato de cálcio e ajustamos o pH para 7,0.

Em seguida adicionamos alcalinizante para elevar gradativamente o pH.

Ao atingir pH 8,0 a solução se tornou totalmente turva e um precipitado branco acumulou-se no fundo (insolubilização e precipitação do sal de cálcio).

2) Num recipiente de vidro transparente com capacidade para 5 litros, adicionamos 5 litros de água destilada, 15 ppm do GENQUEST® Inibidor de Manchas e Incrustações GENCO® , 4.000 ppm (10 VEZES MAIOR QUE NO TESTE SEM GENQUEST® Inibidor de Manchas e Incrustações GENCO®) de carbonato de cálcio e ajustamos o pH para 7,0.

Em seguida adicionamos alcalinizante para elevar gradativamente o pH até 8,0. A solução continuou límpida.

Adicionamos mais alcalinizante, até o pH atingir 10,0. A solução continuou límpida o tempo todo e assim permaneceu indefinidamente.

  

Nota:

Os rótulos brancos com inscrições das concentrações dessas soluções estão colados atrás dos recipientes para demonstrar a turbidez/transparência da água.

Validade: 3 anos 

Disponível na embalagem: 1 litro

  Instruções de uso 

1) PARA PREVENÇÃO DE MANCHAS E COLORAÇÃO NA ÁGUA ( causada por metais):

1.1 Para cada ppm de metal (ferro, manganês e cobre) presente na água da piscina use 15 mLde GENQUEST® INIBIDOR DE MANCHAS E INCRUSTAÇÕES GENCO® para cada m³ de água (1000 litros). 

1.2  Adicione o produto diretamente à superfície da água, sobre o bocal de retorno, com a filtração em funcionamento. 

1.3 Funcione a filtração diariamente, conforme recomendação do fabricante do filtro.

1.4 Repita a aplicação mensalmente ou depois de cada reabastecimento da piscina.

 

2) PARA REMOÇÃO DE MANCHAS COLORIDAS CAUSADAS POR METAIS:

2.1 Use 50 mL de GENQUEST® INIBIDOR DE MANCHAS E INCRUSTAÇÕES GENCO® para cada m³ de água da piscina (1000 litros). 

2.2 Adicione o produto diretamente à superfície da água, próximo das manchas e com a filtração em funcionamento contínuo (ou pelo menos durante as horas de sol) e retrolave o filtro diariamente enquanto esta operação estiver em curso.

2.3 Escove as manchas  com frequência por 5 a 7 dias e durante esse período não faça oxidação de choque.

2.4 Caso as manchas não desapareçam após uma semana, repetir o tratamento. 

 

3) PARA INIBIR INCRUSTAÇÕES CALCÁREAS E PREVINIR TURVAÇÃO DE ÁGUAS DURAS (ALTO TEOR DE CÁLCIO E MAGNÉSIO):

3.1 Use mensalmente 15 mL de de GENQUEST® INIBIDOR DE MANCHAS E INCRUSTAÇÕES GENCO® por metro cúbico de água (1000 litros).

Vantagens:

Demais Produtos: