ÁGUA LIMPA

Água limpa é aquela livre de sujeira física visível. É obtida pelos processos de limpeza física: filtração, aspiração, peneiração e limpeza dos cestos pré-filtros e das bordas da piscina.

Filtração

Consiste na passagem da água pelo filtro, para remoção das impurezas físicas visíveis. A finalidade da filtração é conseguir água visivelmente limpa e mantê-la nessa condição. Para isso o trabalho do filtro deve ser complementado pela limpeza manual das sujeiras depositadas nas superfícies internas da piscina, como folhas, insetos e outros detritos, com a utilização dos acessórios adequados, como:


1. Filtro(*)

O elemento filtrante mais utilizado, contido no filtro, é a areia de granulação específica que retém a sujeira em suspensão para que a água retorne limpa à piscina.


2. Bomba(*) ou motobomba

Acoplada ao filtro, sua função é movimentar a água pelo sistema de recirculação da piscina e permitir ao filtro executar suas funções, as quais, controladas por uma válvula seletora, consistem basicamente em: filtração, aspiração, recirculação, drenagem e retrolavagem.

Exemplo de sistema típico de circulação da água de uma piscina .

Acione a filtração conforme as instruções do fabricante do filtro e/ou da piscina(*). Na falta delas procure iniciar com 4 a 8 horas diárias durante o verão e de 2 a 4 horas diárias no inverno. O objetivo é manter água sempre limpa; se sentir que ela começa a turvar-se, aumente o tempo de filtração.

(*) Leia atentamente o manual do fabricante e siga suas instruções.


3. Coadeira automática ou skimmer

Instalada ao nível da água, sua função é captar sujeiras que flutuam na superfície.


4. Pré-filtros

A motobomba e o skimmer dispõem de cestos pré-filtros para reter as sujeiras maiores e evitar que elas atinjam a bomba. Limpe-os ao menos uma vez por semana. A sujeira acumulada nesses cestos diminui a eficiência de sucção da motobomba.


5. Aspirador

Conectado à coadeira automática ou à tomada de aspiração na parede da piscina por meio de mangueira flexível. O aspirador – convencional ou automático – remove a sujeira depositada sobre as paredes e fundo da piscina.


6. Peneiras

Usadas com freqüência para a remoção de folhas e outros detritos maiores em suspensão ou depositados no fundo da piscina; evitam o risco de entupimento da tubulação e manchas nas superfícies.


7. Escovão

Para limpeza das superfícies submersas. Use-o, como uma vassoura, para desprender sujeiras depositadas nas paredes e piso da piscina e/ou empurrá-las para próximo do ralo de fundo. Isso reduz o trabalho de aspiração.

ESCOVAÇÃO

PENEIRAÇÃO

ASPIRAÇÃO

1. A instalação de um timer (temporizador) para ligar e desligar a filtração diariamente, de forma automática, é uma opção interessante para poupá-lo(a) dessa tarefa e evitar seu esquecimento. Ajuste nele o horário em que a filtração deve funcionar e o timer fará seu controle.

2. Use semanalmente o produto TRATAMENTO SEMANAL GENCO para melhorar o rendimento dos filtros. Durante a filtração partículas muito finas de sujeira passam pela areia do filtro e retornam à piscina, causando turbidez ou embaçamento da água. O TRATAMENTO SEMANAL GENCO, entre suas inúmeras atividades que serão expostas mais adiantes, aglomera essas partículas microscópicas em suspensão, as quais, tornando-se maiores, passam a ser facilmente retidas pelo filtro. Filtração mais eficiente resulta em água mais cristalina.





COMPARTILHE: